Aeroporto de Macau tem queda de 19% no tráfego
Qui, 05 de Fevereiro de 2009 10:19
Os números de janeiro mostram que o tráfego do aeroporto de Macau caiu 19%, comparativamente com o mesmo mês do ano anterior. No total, passaram pela infraestrutura 342.323 pessoas.
Já o número de movimentos teve uma descida de 24%, uma vez que foram registradas 3.488 aterragens e descolagens.
De lembrar que em 2007, aquela infraestrutura recebeu 5,5 milhões de pessoas. Em 2008, esse número passou para 5,1 milhões, o que se justifica com os aumentos dos combustíveis, os voos diretos entre Taiwan e a China, as limitações ao turismo chinês e a crise financeira que começou a agravar-se em setembro.
Entretanto, fontes do setor disseram à “Agência Lusa” que para 2009 são esperados 4,5 milhões de pessoas, o que representa uma possível queda de quase 12%.
A mesma fonte contatada pela “Agência Lusa” indica que a maior quebra de tráfego foi registrada nos passageiros em transferência (mais de 50% só em janeiro).
Além disso, a redução do volume de tráfego está relacionada com a descida do número de ligações a Macau. É que com o aumento de voos charter para Taiwan e China, cada vez menos pessoas têm de se deslocar até Macau para viajar entre Taiwan e a China.
A Air Macau - que se encontra em dificuldades financeira há vários meses – deve ter menos ligações. Atualmente tem uma frota de 13 aparelhos, tendo cedido dois aviões à Air China e com a previsão de ceder mais duas até março. Entretanto, a Air Macau espera a entrega de um Airbus A320.
A diminuição da frota da Air Macau deverá ter especial incidência no aeroporto de Macau. Além disso, a Air Ásia, uma low cost, decidiu pela suspensão de cinco voos diários para Macau, no final do ano passado. Apenas três dessas rotas deverão ser retomadas em março, às quais acresce um voo para Penang (Malásia).