Aeronáutica inicia análise das ofertas do Projeto F-X2
Seg, 02 de Fevereiro de 2009 14:25
O Comando da Aeronáutica informou hoje (02) que em cumprimento ao cronograma de seleção de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), dará inicio á etapa de analise das propostas recebidas das três empresas finalistas, Boeing (F-18 E/F Super Hornet), Dassault (Rafale) e Saab (Gripen NG).
Serão analisados os aspectos comerciais; técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial, industrial e tecnológica (Offset), e de transferência de tecnologia, informados pelos concorrentes.
Em outubro passado, a Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2) procedeu à entrega aos fabricantes selecionados dos Pedidos de Oferta (do inglês Request For Proposal – RFP), através do qual as empresas detalham suas propostas com base nos requisitos estabelecidos pelo Comando da Aeronáutica..
A meta da FAB é adquirir 36 aeronaves á um custo aproximado de US$ 2,5 bilhões. Ainda não está definido, entretanto comenta-se que 12 aviões do modelo escolhido sejam fabricados nas instalações da empresa vencedora e os 24 restantes montados no Brasil. O primeiro avião deverá entrar em operação em 2015.