Aérea Jal começa a utilizar jatos brasileiros na Ásia
A companhia aérea nipônica Japan Airlines (Jal) começou neste domingo (01/02) a utilizar os jatos Embraer 170 no aereporto de Nagóia (Japão). É a primeira vez que aeronaves produzidas no Brasil são utilizadas para vôos domésticos no país asiático.
No dia 6 de novembro de 2008, a Jal recebeu os primeiros dez aviões para vôos regionais comprados da Embraer. A aérea nipônica pretende utilizar estas pequenas aeronaves, com capacidade para 76 passageiros, nas rotas aéreas que ligam Nagóia (centro) a cidades como Matsuyama e Fukuoka (ambas no sudoeste).
Para o atual ano fiscal, que termina em 31 de março deste ano, a Jal prevê um lucro operacional no valor de 28 bilhões de ienes (US$ 289 milhões). A projeção, que representa um recuo de 44% em relação à estimativa anterior divulgada pela empresa, foi influenciada pela queda da demanda de passageiros devido à crise financeira mundial.
Entre abril e setembro do ano passado (primeiro semestre fiscal da companhia), a empresa teve um avanço de 401,3% no lucro líquido, para 36,6 bilhões de ienes, em relação ao mesmo período de 2007. O resultado foi influenciado pelos ganhos resultantes da venda da Jal Card, subsidiária da empresa, ao Mitsubishi UFJ Financial Group.