Terminais de carga da Infraero encerram 2008 com crescimento
09/01/2009
Até novembro de 2008, a Infraero apresentou um aumento de 9,2% na movimentação de carga exportada, importada e carga nacional em relação a 2007. A importação cresceu 14,8%, passando de 368.874 toneladas para 423.477. A exportação apresentou crescimento menor: 1,1%. Somados, o aumento foi de 9,2%.
Um dos destaques em 2008 foi a movimentação de carga nacional, que passou de 192 mil toneladas para 204 mil, uma variação de 6,3%. Dos 33 terminais de logística de carga (Tecas) administrados pela Infraero, o primeiro em arrecadação é o do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, seguido pelos terminais dos aeroportos de Viracopos/Campinas (SP), Galeão (RJ) e Manaus (AM).
Receita
Em 2008, o crescimento da receita de carga da Infraero foi de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para 2009, a previsão é que seja menor, em torno de 12%. O superintendente de Logística de Carga, Ednaldo Santos, explica que 2008 foi um ano atípico. “Com a diminuição do dólar, as indústrias adquiriram insumos e matérias-primas no exterior a um preço menor. Isso aqueceu as importações. Já a partir de outubro, houve aumento do dólar, o que provocou retração das importações e aumento das exportações”, afirma.
Entre os produtos que mais apresentaram crescimento na movimentação de carga internacional estão celulares, equipamentos eletroeletrônicos em geral e insumos para a indústria nacional.
Workshop
A política nacional de logística de carga da Infraero é tema do 1º Workshop do Comitê Consultivo de Logística de Carga de 2009, de 8 a 9/1, em Brasília-DF. Os participantes debatem a atual política para exploração do negócio de carga nacional e outros projetos prioritários para a sustentável rentabilidade desse setor estratégico da Infraero. Estão presentes os gerentes dos principais terminais de carga da empresa, que compõem o Comitê Consultivo de Logística de Carga.
imprensa@infraero.gov.br