TAM serve comida com data vencida em vôo internacional
(Da Redação, 23 de Janeiro de 2009)
Ser "líder" assim...
Os passageiros do vôo JJ 8079 da TAM Linhas Aéreas, de Nova York (EUA) para o Rio de Janeiro, em 16 de janeiro (sexta-feira passada) foram surpreendidos ao notarem que a data de vencimento etiquetada nas embalagens da comida servida à bordo indicava que o produto estava vencido, portanto, impróprio para o consumo. Em algumas etiquetas, a data máxima de validade indicada era 11 de janeiro e, em outras, 14.
Alguns passageiros que ingeriram as refeições passaram mal, segundo a reportagem do "Jornal da Tarde". Segundo a matéria, publicada na edição de hoje, por exemplo, o empresário Álvaro Vianna contou que ele, a mulher e a filha, já tinham terminado a refeição quando ouviram as reclamações - "mas já era tarde", contou para o jornal. Diversos passageiros, ao reclamarem, se negaram a entregar à tripulação as embalagens com as datas de vencimento ultrapassadas - que foram "requisitadas" pelos tripulantes.
Em breve nota, que ignorou o óbvio fato dos passageiros que ingeriram as refeições terem de fato passado mal, a assessoria de comunicação da TAM atribuiu todo o incidente à um peculiar "erro na etiquetagem", negando que a comida era vencida. Uma explicação pitoresca, pois implicaria nos alimentos terem sido etiquetados por máquinas próprias com datas anteriores às corretas.
Hoje a TAM aplica algumas das mais caras tarifas de vôos entre todas as companhias, brasileiras e estrangeiras, que operam vôos ligando o Brasil a destinos internacionais.