Sora, o mais novo avião 100% brasileiro
Seg, 26 de Janeiro de 2009 18:23
A ACS-Solutions, empresa sediada em São José dos Campos, obteve a certificação de seu monomotor ACS-100 Sora após seis meses de ensaios. A aeronave voou pela primeira vez em junho de 2008.
O Sora foi desenvolvido a partir de um projeto já existente. Com pequenas modificações, o Sora é a versão comercial do desenho original, criado pelo professor Cláudio Barros, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O avião de dois lugares é totalmente construído com material composto e tem capacidade acrobática. Para motorização, pode ser instalado um motor Rotax 912 ULS de 100 Hp ou um Lycoming O-235 de 115 Hp. O Sora vem dotado de um painel totalmente digital e um pára-quedas balístico.
A ACS já vendeu seis unidades do modelo, um deles para um cliente norte-americano que, inclusive, será o representante da ACS naquele promissor mercado para este tipo de aeronave. Fabricado em duas versões, o Sora terá preços de R$ 160 mil e R$ 200 mil, sendo que a versão de maior valor vem equipada com equipamentos eletrônicos de bordo mais avançados.