Mitsubishi vence concorrência para lançar satélite sul-coreano
Ter, 13 de Janeiro de 2009 16:25
A Mitsubishi Heavy Industries divulgou que a Coréia do Sul selecionou o grupo nipônico para lançar seu satélite KOMPSAT-3, marcando assim a primeira vez que um foguete japonês colocará em órbita terrestre um satélite estrangeiro.
O KOMPSAT-3 foi concebido para colher imagens da Terra e deve ir ao espaço entre 2011 e 2012. A Mitsubishi assumiu a produção e gerenciamento do programa do foguete lançador H-2A da agência espacial do Japão, que até o presente colocou em órbita somente satélites domésticos. Dos 14 lançamentos realizados, apenas um não alcançou seu objetivo.
O porta-voz da Mitsubishi Heavy Industries não informou o valor a ser pago pelos sul-coreanos. Contudo, um jornal local divulgou que cada lançamento do H-2A custará quase US$ 100 milhões.
A Coréia do Sul possui o seu próprio programa de construção de um lançador de satélites, o KVLS-1. Tal programa está em andamento e recebendo auxílio de uma empresa privada russa especializada em foguetes e se não houver um novo adiamento, o KVLS-1 poderá ser lançado pela primeira vez no final de 2009.