Mexicana promove trade show em SP e retoma participação na Oneworld
Leila Melo
Luis Augusto dos Santos, da Mexicana, Luis Borges, do M&E, Dinorah Pizano, do Turismo da Cidade do México, Guillermo Hidalgo, do CPTM, Sérgio Bernard, da Mexicana e Enrique Castañeda,Cônsul do México
Em parceria com o Conselho de Promoção Turística do México, o Grupo Mexicana trouxe a São Paulo uma delegação formada por representantes da hotelaria local. O objetivo: realizar o primeiro Trade Show Mexicana após a retomada das operações da companhia aérea no Brasil. Desde o dia 11 de dezembro, a Mexicana voa cinco vezes por semana para a Cidade do México com saídas de São Paulo. "Já estamos apresentando bons resultados, especialmente no segmento corporativo, que é nosso foco. Os 40 assentos que temos em classe executiva mantém uma média de 50% de ocupação por voo", afirma Luis Augusto dos Santos, gerente da Mexicana no Brasil, ao MERCADO&EVENTOS e que também é anfitrião do evento realizado na noite desta quarta-feira (14/01).
O gerente confirma que a empresa já tem autorização para operar diariamente, no entanto não pretende iniciar esses voos a curto prazo pela falta de disponibilidade de slots no aeroporto internacional de Guarulhos. "Embora a Mexicana não tenha pressa para ampliar esse número de frequências, não descartamos a possibilidade de abrir essas rotas pelo Rio de Janeiro", revela. Por enquanto, a única mudança acertada na rota SãoPaulo-Cidade do México é a atualização de toda a configuração dos assentos da aeronave 767-300 a partir de 17 de janeiro. Também nessa data, a companhia lança um voo direto para Londres e em fevereiro será a vez de Madri. "Outra novidade garantida é nosso retorno a aliança Oneworld no mês de maio", adianta Luis Augusto dos Santos.
De acordo com o diretor do Conselho de Promoção Turística do México (CPTM) no Brasil, Guiilermo Hidalgo, cerca de 90 mil viajaram para território mexicano em 2008. A meta é aumentar esse índice cada vez mais. Para isso, o CPTM irá lançar até o final desse mês uma nova campanha de mídia. "O visto para o brasileiro também deixou de ser mais um empecilho. Dentre as facilidades que o Consulado do México no Brasil passou a oferecer estão o visto com prazo de validade por até cinco anos para turistas; a emissão do documento no mesmo dia e um novo departamento de vistos com a abertura do do Consulado de Porto Alegre", destaca Hidalgo.
O diretor aproveitou a presença dos agentes de viagens para divulgar a 34 edição do Tianguis Turístico. A feira acontece de 26 a 29 de abril, em Acapulco, e a expectativa é levar, pelo menos, 20 operadores brasileiros. No ano passado, a delegação do Brasil foi composta por 15 profissionais. As inscrições já estão abertas pelo site www.tianguisturistico.com.mex. Até o próximo dia 31 de janeiro, a taxa de inscrição é de US$ 150. Depois dessa data,o valor passa para US$ 200. Segundo Dinorah Pizano, diretora Internacional do Turismo da Cidade do México, o turista brasileiro é o quarto no ranking dos maiores emisssores para a capital mexicana, perdendo apenas para Chile, Argentina e Peru, respectivamente.