|

Mayor de Nova Iorque elogia acção do piloto que conseguiu amarar no Hudson River

Presstur 16-01-2009 (01h45)

“Fez um trabalho magistral”, disse o Mayor de Nova Iorque, Michael R. Bloomberg, sobre o piloto da US Airways, C.B. "Sully" Sullenberger, que conseguiu amarar um Airbus A320 no Hudson River pouco depois de descolar, ontem à tarde, de La Guardia sem outras consequências para os 150 passageiros e cinco tripulantes que alguns casos de hipotermia.

O avião dirigia-se para Charlotte, na Carolina do Norte, e, segundo relatos da imprensa imprensa norte-americana, o comnandante conseguiu evitar Manhattan e alinhar o avião com o rio de forma a amarar sem colidir com quaisquer construções.

O Mayor de Nova Iorque salientou ainda que o piloto foi o último a sair do avião e que só o fez depois de se certificar que todos os passageiros e tripulantes já o tinham feito.

“Tive uma longa conversa com o piloto. Ele percorreu o avião por duas vezes para se certificar que já tinha sido toda a gente”, relatou Michael R. Bloomberg.

O avião terá sofrido o que na aviação é designado por bord strike, referindo-se aos casos em que aves são sugadas pelos reactores.

Os casos mais frequentes são à descolagem e normalmente obrigam o avião a regressar ao aeroporto, depois de, por segurança, despejar combustível no mar.

Ainda não são conhecidas razões para o piloto ter tido que optar por amarar no Hudson River.

Uma porta-voz da autoridade aeronáutica dos Estados Unidos, a FAA, admitiu que os dois reactores do A320 tenham sido afectados, mas especialistas já destacaram que é muito raro verificar-se uma situação dessas.

Para o salvamento de todos os passageiros e tripulantes contribuíram ainda os rebocadores, ferries e barcos da Guarda Costeira que imediatamente acorreram ao local do acidente.

Testemunhas que se encontravam nesses ferries relataram à imprensa que os passageiros do A320 estavam gelados.

Segundo a imprensa, à hora do acidente a temperatura do ar situava-se na ordem dos –6 a –7 graus centígrados e a temperatura da água do Hudson River estava na ordem dos 4 a 5 graus.


PressTur, Copyright 2004 - Página Um

◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented