Israel testa o novo sistema MC4
Qua, 07 de Janeiro de 2009 15:00
A agência israelense de noticias INE anunciou nesta terça-feira (06) que está ativado desde o início da “Operação Chumbo Fundido” (nome dado pelos israelenses à ofensiva das Forças de Defesa de Israel sobre a Faixa de Gaza) na cidade israelense de Ashkelon o novo sistema MC4 de comunicações e controle contra ataques de mísseis em áreas urbanas.
Ashkelon estava sendo uma das cidades israelenses mais atingidas por foguetes disparados pelo grupo radical mulçumano Hamas. O MC4 foi desenvolvido pela Divisão MLM do Grupo de Sistemas, Mísseis e Espaço da IAI (Israel Aerospace Industry).
Operado a partir de um centro de controle de situação urbana, o MC4 é composto por uma rede integrada de sensores, câmeras e de pessoal espalhados pela área urbana da cidade, que colhem informações sobre os mísseis disparados e acionam em tempo real os meios de auxílio às áreas afetadas por esses ataques.
O MC4 funciona baseado num sistema de coordenadas GPS (Sistema de Posicionamento Global), e segundo o Gerente Geral da Divisão MLM da IAI, o CM4 é fácil de operar e exibe uma imagem virtual de toda a cidade, incluindo informações básicas, tais como a localização de escolas, creches, shopping centers e inúmeros outros locais considerados importantes.
Yossi Greenfeld, chefe do gabinete de segurança de Ashkelon, afirmou à INE: "A cidade de Ashkelon esta sendo assistida agora por um sistema totalmente informatizado. O MC4 rastreia e trata as informações sobre as ocorrências de modo que as decisões podem ser tomadas rapidamente e com precisão. A cidade esta dividida em seções sobre um mapa para que durante qualquer tipo de situação, todos os envolvidos nas tarefas de socorro tenham a mesma imagem do que esta ocorrendo e se orientem pelas mesmas informações. Isto permite uma rápida troca de novas informações e de processamento destas pelas equipes resultando em uma melhor execução das tarefas de apoio ás áreas tidas como alvos."