FUSÃO British e Ibéria volta a ser dúvida
24/01/2009 14:30
Iberia em melhor situação que a companhia inglesa em caso de uma fusão neste momento
Companhia britânica quer esperar um tempo maior da economia
LISBOA Um assunto de aviação que ganhou destaque neste sábado na Europa. A anunciada fusão entre a British Airways e a Ibéria voltou a ser colocada sob dúvida neste sábado, depois que o principal executivo da companhia britânica, Willie Walsh, afirmou, durante sua visita à Índia, que a atual situação de mercado em razão dos fatores econômicos, aconselha um novo período de espera.
Ao contrário de 26 de julho do ano passado, quando foi anunciado o processo, a Ibéria está valendo mais que a British neste momento. O dirigente inglês disse que o valor da Ibéria 'é inaceitável para que a fusão se concretize'
O cenário das duas companhias nas bolsas deu um giro de 180 graus, A desvalorização da British Airways foi afetada por uma combinação de fatores, no principal deles o declínio acentuado da libra frente ao euro.
Em valores, a Ibéria estaria valendo hoje 1,820 contra 1,582 da British, em milhões de euros. Em um simulado da fusão neste momento, que se constituiria no terceiro maior grupo europeu de aviação, a Ibéria teria 50,4% e a British 49,6%, bem diferente de quando as negociações tiveram início, quando a proporção era bastante favorável à companhia britância, de 65% contra 35%.
Depois de ter fraudada uma possível negociação com a australiana Qantas, e com a pressão da companhia espanhola para um aceleramento das negociações estipulando o prazo até março deste ano para que se concretizasse a fusão, a entrada do Reino Unido em recessão parece assustar muito mais os ingleses que a situação espanhola - também nada favorável no momento economico. que aponta uma em cada cinco famílias com desemprego.
Antonio Euryco