FAB e Marinha têm acordo operacional para busca e salvamento desde o dia 1 de janeiro
Qua, 07 de Janeiro de 2009 14:31
Representantes da Marinha e da Aeronáutica assinaram em dezembro a “Carta de Acordo Operacional entre o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico e o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil”.
A Carta, que entrou em vigor no primeiro dia de 2009, formaliza o que já era uma realidade no dia-a-dia dos profissionais envolvidos com o SAR (Search and Rescue – Busca e Salvamento) brasileiro e tem por objetivo central promover e aprimorar o trabalho em conjunto dos dois sistemas, almejando uma integração total no futuro.
A formalização e sistematização dos procedimentos SAR das duas Forças também vão ao encontro de uma série de ações tomadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) com vistas à preparação para a Auditoria da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) de 2009, adequando-se às normatizações e conformidades requeridas.
Para o chefe da Divisão de Busca e Salvamento (D-SAR), major-aviador Silvio Monteiro Junior, o acordo confere segurança aos profissionais que trabalham diariamente na coordenação das Operações SAR e é o primeiro passo para uma integração ainda maior dos sistemas. “A partir deste acordo, esperamos que os órgãos regionais comuniquem-se mais para se conhecerem melhor com isso. Técnicas e conhecimentos serão trocados e todos os profissionais crescerão o que contribui diretamente para o salvamento de mais vidas”, disse o Major Silvio.
O Acordo Operacional mobiliza o trabalho desenvolvido diariamente pelos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (RCC), pelo Centro de Controle de Missão Brasileiro COSPAS-SARSAT - subordinados ao DECEA - e pelos Centros de Coordenação de Salvamento Marítimo – subordinados as SALVAMAR BRASIL.