Ensaios de queda livre no IAE certificam jato executivo para vôo
Ter, 06 de Janeiro de 2009 16:22
No dia 18 de dezembro de 2008 foi concluída, no Laboratório de Trens de Pouso da Divisão de Sistemas Aeronáuticos do IAE (IAE/ASA-E), a campanha de ensaios de queda livre dos trens de pouso auxiliar e principal do jato executivo da Embraer PHENOM 300.
A campanha de ensaios de queda livre teve o seu início em meados de janeiro do ano passado com a realização de 47 quedas para o trem de pouso auxiliar e 59 quedas para o trem de pouso principal, em um total mais de 200 quedas correspondentes às quedas de desenvolvimento e certificação.
No final de abril do mesmo ano foi concluída uma das etapas dos ensaios de queda livre destes componentes visando à liberação da aeronave para vôo, marco esse importantíssimo dentro de todo processo de certificação da aeronave.
A conclusão de todos os ensaios de queda livre em dezembro culminou na certificação dos produtos e contou com a participação de representantes da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e do órgão certificador Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).