Embratur e TAM reforçam parceria
28/01/2009 11:05
Em reunião realizada nesta terça-feira, dia 27, em Madri, Espanha, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e a TAM reforçaram parceria no sentido de otimizar ações de promoção do Brasil como destino turístico na Europa.
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, falou da importância de estreitar a parceria com a TAM - única companhia aérea brasileira que opera em voos de longo curso – sempre com a perspectiva de ampliar as possibilidades de viagem do turista europeu ao Brasil com o aumento do número de voos. Atualmente, a TAM é responsável por 49 frequências semanais da Europa para o País.
Durante o encontro, que reuniu todos os gerentes da TAM que atuam em países da Europa, Jeanine Pires informou que a Embratur vai investir, em 2009, pelo menos R$ 35,5 milhões na promoção do Brasil no mercado europeu. A presidente apresentou ainda a nova etapa do Plano Aquarela (estudo que orienta a estratégia de promoção do Brasil no exterior) e a Agenda de Promoção Comercial para a Europa no primeiro trimestre e outras ações programadas para 2009.
“É necessário que o setor esteja fortalecido, pois 70% da entrada de turistas internacionais no Brasil é por via aérea”, afirmou Jeanine, lembrando da necessidade de recuperar e ampliar a oferta de voos. O vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM, Paulo Castello Branco, disse que reuniões desse tipo “têm uma importância capital” no desenvolvimento do turismo brasileiro. Ele enfatizou que a parceria com a Embratur não se limita ao mercado europeu, pois a companhia também opera nas Américas do Norte e do Sul.
José Sales Filho, diretor-geral da TAM na Europa, acrescentou que encontros como este representam uma continuidade na parceria e enfatizou o trabalho de promoção internacional da Embratur desde o início dos vôos promovidos pela TAM a países europeus, há três anos.
Reunião semelhante foi feita na semana passada com a TAP, durante a BTL em Lisboa. As ações programadas em parceria com as duas empresas aéreas vão desde publicidade casada até treinamento de agentes, viagens de jornalistas estrangeiros ao Brasil e rodadas de negócios com grandes operadores.