Comandante da Aeronáutica acompanha projeto de modernização do P-3
Qua, 21 de Janeiro de 2009 16:25
Portugal - No dia 15 de dezembro, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, visitou o Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa, em Alfragide Portugal.
Acompanhado pelo Comandante da Academia da Força Aérea Portuguesa, Major-General Serôdio Fernandes, a comitiva brasileira composta pelo Chefe do Gabaer, Major-Brigadeiro-do-Ar Azevedo, e pelo Adido Aeronáutico do Brasil em Portugal, Coronel Waldeisio Campos, foi recepcionada pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa, General Luís Evangelista Esteves de Araújo, que proferiu um briefing sobre a Força Aérea Portuguesa.
Ao fim do briefing, o Tenente-Brigadeiro Saito foi condecorado com a Medalha do Mérito Aeronáutico, 1ª Classe. Em seguida, a comitiva se deslocou para o Comando Operacional da Força Aérea (COFA), em Monsanto.
No dia seguinte, o Comandante da Aeronáutica seguiu para a Embaixada do Brasil em Lisboa, para a cerimônia de condecoração do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa com a Ordem do Mérito Aeronáutico do Brasil.
Ao término da cerimônia, a comitiva se dirigiu ao Aeródromo de Trânsito nº 1, onde embarcou em uma aeronave C-212 com destino à Base Aérea nº 11, na cidade de Beja. Nessa Unidade, foi recepcionada pelo Comandante Operacional da Força Aérea, Tenente-General José Maria Pessoa e pelo Comandante da BA11. Em seguida, o Tenente-Brigadeiro Saito e sua comitiva embarcaram em uma aeronave P-3, que realizou uma missão de vigilância marítima.
Após a visita ao COFA, a comitiva conheceu as instalações da Indústria Aeronáutica de Portugal S.A. (OGMA), responsável pelo desenvolvimento de parte do projeto de modernização da aeronave P-3 Orion da Força Aérea Brasileira.
Com capital predominante pertencente à brasileira Embraer e à espanhola EADS-CASA, além de uma pequena parte do capital pertencente ao governo português, coube à OGMA desenvolver alguns sistemas do P-3, como por exemplo, o hidráulico e trem de pouso, entre outros.
Além de acompanhar o andamento do projeto de modernização do P-3, o Tenente-Brigadeiro Saito também assistiu a uma apresentação da OGMA, conhecendo as demais atividades da empresa que é também responsável pelo suporte completo da aeronave C-130.
Espanha – No dia 17, a comitiva seguiu para Madrid, onde foi recepcionada pelo General-de-Brigada Eugenio Ferrer Pérez, representante oficial do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Espanhola e pelo Adido do Brasil na Espanha, Coronel Paulo Borba.
Acompanhando o processo de modernização do P-3, o Tenente-Brigadeiro Saito visitou a fábrica da EADS-CASA em Getafe, próxima a Madri, empresa responsável em dar continuidade ao projeto de modernização da aeronave de patrulha brasileira.
No processo de modernização, após o desenvolvimento das células realizado pela OGMA, as aeronaves P-3 são encaminhadas para a espanhola EADS-CASA, responsável pelos sistemas eletrônicos e testes de hangar. Na ocasião, o Comandante presenciou o rollaut (teste de rodagem) do primeiro P-3 brasileiro modernizado.
Os visitantes também conheceram a Fábrica da EADS-CASA no Aeroporto de San Pablo, onde são montadas as aeronaves C-295 destinadas à FAB e à Espanha, entre outros países.
Texto: Cecomsaer