British Airways prevê perda operacional de 150 milhões de libras no exercício 2008/09
Presstur 26-01-2009 (15h42)
A companhia britânica British Airways emitiu hoje uma informação ao mercado em que anuncia que, às actuais taxas de câmbio, prevê uma perda de 150 milhões de libras (perto de 160 milhões de euros) no exercício 2008/2009, que termina a 31 de Março.
A British Airways avança ainda que para o trimestre terminado em 31 de Dezembro de 2008 espera apresentar uma perda operacional de 50 milhões de libras (cerca de 53 milhões de euros), incluindo encargos contabilísticos de 56 milhões de libras de “algumas obrigações com câmbios”.
A informação começa por assinalar que as suas estimativas para o exercício de 2008/2009 reflectem o agravamento da fraqueza da economia em Janeiro e as expectativas para Fevereiro e Março.
O aspecto mais destacado é o do impacto dos câmbios, que favorece o desempenho das receitas mas agrava custos.
A British Airways indica que apesar da queda da procura mantém a previsão de um crescimento dos proveitos em 4% pelo impacto favorável da desvalorização da libra nos yields (unidade de receita, medida pelo valor que a companhia recebe por cada passageiro quilómetro).
“Contudo, os custos também estão a ser impactados pelas taxas de câmbio”, acrescenta a British Airways, adiantando que por esse factor prevê um aumento em 8% dos custos não-fuel, quando anteriormente apontava para um agravamento em 5%.
Em relação aos custos com combustíveis, a British Airways indica que mantém a expectativa de encargos totais no exercício de três mil milhões de libras (cerca de 3.19 mil milhões de euros), apesar da queda dos preços do fuel, porque esta evolução é anulada por menores resultados dos hedging e variações cambiais.
A British Airways é a segunda grande companhia aérea europeia a anunciar ao mercado uma degradação dos resultados pelo impacto da crise económica global.
O grupo Air France – KLM foi o primeiro a sair para o mercado com uma informação a avisar que espera prejuízos operacionais no último trimestre de 2008 (Air France – KLM avisa que espera prejuízos no último trimestre de 2008).
Posteriormente a essa informação, divulgada na passada terça-feira, o grupo Air France – KLM já veio especificar que a previsão para o último trimestre de 2008 é uma perda na ordem dos 200 milhões de euros.
Nessa última informação, o grupo volta a indicar que não está em condições de formular previsões para a totalidade do exercício 2008/2009, que termina a 31 de Março, mas que mantém o objectivo de ter resultados operacionais positivos.
O montante, acrescenta, dependerá de como a situação económica evoluir, nomeadamente no negócio de transporte de carga, que enfrenta uma conjuntura difícil nos últimos meses.