Aviões russos sobrevoam o Alaska
Qui, 29 de Janeiro de 2009 15:31
Um par de bombardeiros estratégicos russos Tupolev Tu-95 Bear executou uma missão de patrulha rotineira sobre o oceano Árctico no Alasca, informou um porta-voz da Força Aérea da Rússia nesta quarta-feira (28).
"Dois bombardeiros estratégicos Tu-95MS decolaram de uma base aérea situada na região oriental da Rússia na terça-feira (27) e realizaram com sucesso uma missão de patrulha ao longo de águas internacionais do Oceano Árctico nas proximidades do Alasca", disse o tenente-coronel Vladimir Drik à agência de notícias russa RIA Novosti.
O porta-voz comentou que, durante as 10 horas que durou o voo, os tripulantes realizaram treinamento de uso dos instrumentos de missão em condições climáticas árticas.
Segundo Drik, no decorrer do percurso, os bombardeiros foram acompanhados durante 10 minutos por quatro caças F-15 Eagle da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
Em agosto de 2007, a aviação estratégica da Rússia retomou as operações de patrulha ao longo dos oceanos Pacífico, Atlântico e Árctico, decisão esta tomada pelo então presidente russo Vladimir Putin.
A realização deste tipo de missão por bombardeiros estratégicos russos estavam interrompidas desde o final da Guerra Fria, no início dos anos de 1990.
“Todos os voos das aeronaves militares russas são realizados em estrita observância do direito internacional sobre a utilização do espaço aéreo sobre águas neutras, sem violar as fronteiras de outros países” afirmou o tenente-coronel.