Arma laser derruba aeronave pela primeira vez
Qua, 28 de Janeiro de 2009 16:24
A Boeing Company conseguiu demonstrar a capacidade de seu sistema Laser Avenger de abater veículos aéreos.
Durante ensaios no mês de dezembro passado na área de testes White Sands Missile Range, no estado do Novo México, o sistema Laser Avenger montado sobre um veículo de rodas atingiu os seus primeiros alvos aéreos usando o seu avançado sistema de seleção para engajar e monitorar três pequenos UAV’s voando contra um fundo complexo de montanhas e desertos. Estes ensaios marcam a primeira vez que um veículo de combate utilizou raios laser para abater UAV’s.
“Pequenos UAV’s armados com explosivos ou equipados com sensores de vigilância são uma ameaça crescente no campo de batalha", disse Gary Fitzmire, Vice Presidente e diretor de programas da Boeing Directed Energy Systems.
"O Laser Avenger, ao contrário de uma arma convencional, pode disparar seu raio laser sem criar rastros como os mísseis ou o “piscar” das chamas das armas de fogo que revelam a sua posição. Como resultado, o Laser Avenger pode neutralizar essas ameaças, mantendo nossas tropas seguras", acrescentou Fitzmire.
O Laser Avenger foi desenvolvido a partir de uma versão testada em 2007 destinada a neutralizar IED’s (Dispositivos Explosivos Improvisados) e UXO’s (munição de artilharia não detonada).
"Nós duplicamos a potência do laser e acrescentamos sofisticados sistemas de aquisição, monitoramento e engajamento de alvos, bem como simplificamos e tornamos a concepção mais robusta", acrescentou Lee Gutheinz, diretor do High-Energy Laser/Electro-Optical Systems da Boeing.