Anvisa realiza operação contra a dengue em Viracopos
20/01/2009
O sítio aeroportuário de Viracopos, em Campinas (SP), vai receber uma ação intensificada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) durante duas semanas. Nesse período, a Agência atuará como agente exterminador do mosquito da dengue - o Aedes Aegypit. A operação da agência, batizada "Pente Fino", é realizada em parceria com a Infraero, a Superintendência de Controle de Epidemias (Sucen) e a Prefeitura de Campinas.
A ação é necessária, de acordo com a Anvisa, para que não haja disseminação da doença. Essa época do ano é crucial, já que a epidemia costuma ser agravada por causa do período chuvoso. O fiscal da agência em Viracopos, Roberto Beutner, explica que a operação consiste em identificar locais com larvas e criadouros naturais, além de analisar lugares que possam favorecer o aparecimento do Aedes Aegypit, como pratinhos de plantas, áreas verdes ou qualquer objeto que acumule água.
“Toda a área do aeroporto será vistoriada. Espero que possamos identificar os possíveis focos e diminuir a proliferação da doença”, diz Beutner. Ele reitera que a conscientização da comunidade aeroportuária é fundamental nesse combate, cujo sucesso depende de todos.
Outro aeroporto que está realizando a campanha contra a dengue é o Tancredo Neves/Confins, em Minas Gerais. A ação vai até março. A Infraero lembra quais são os principais sintomas da dengue clássica: febre alta, dor de cabeça, perda do paladar e apetite, náuseas e vômitos, tonturas, cansaço extremos, manchas, além de moleza e dores no corpo, ossos e articulações. Outras informações sobre o combate à doença podem ser encontradas no portal do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br)
imprensa@infraero.gov.br