Aer Lingus e United em parceria para mercado do Atlântico Norte
Sex, 30 de Janeiro de 2009 12:11
A United Airlines e a Aer Lingus anunciaram que decidiram ampliar sua parceria e passar a operar em conjunto diversas rotas no Atlântico Norte. O objetivo das duas empresas é aproveitar as oportunidades criadas pelo novo Acordo de Céus Abertos assinado pela União Européia e Estados Unidos.
O primeiro serviço a ser operado pela parceria será um voo diário entre Washington, nos Estados Unidos, e Madri, na Espanha. O voo começará em março de 2010 e estará aberto para vendas a partir de abril de 2009. Outros serviços poderão ser anunciados posteriormente, para serem operados a partir do princípio de 2011 e com vendas iniciadas durante o ano de 2010.
O objetivo é que as duas empresas dividam igualmente os benefícios e riscos comerciais e operacionais dos novos serviços. A Aer Lingus será responsável pelos aspectos operacionais da parceria e a United Airlines terá a responsabilidade pelo controle da geração de receita. As rotas operadas pela parceria serão operadas e vendidas com os códigos das duas empresas e farão parte de suas redes.
A Aer Lingus e a United Airlines operam serviços em codeshare entre Estados Unidos e Irlanda desde outubro de 2008. Os resultados iniciais apontam para o sucesso do empreendimento. A nova parceria ampliará esse entendimento e permitirá às duas partes aproveitar as oportunidades comerciais criadas pelo Acordo de Céus Abertos.
A expansão e o desenvolvimento das atividades da parceria serão analisados e decididos em conjunto pelas duas partes, podendo resultar em uma joint venture mais ampla e mais profunda.
Falando no lançamento do acordo, o executivo-chefe da Aer Lingus, Dermot Mannion, declarou: “O anúncio que fazemos hoje é a culminação de extensas discussões que as partes vêm mantendo desde 2007. A Aer Lingus opera voos de longa distância há mais de 50 anos e foi a primeira empresa aérea a iniciar novos serviços transatlânticos sob os Céus Abertos. A parceria se ergue sobre esta orgulhosa história e permitirá à Aer Lingus maximizar as oportunidades oferecidas pelos Céus Abertos. Estamos muito entusiasmados com o potencial da parceira e acreditamos que esta combinação única de duas empresas líderes no mercado transatlântico possa trazer um valor significativo para os acionistas das duas empresas”.
O presidente, presidente do Conselho e CEO da United Airlines, Glenn Tilton, afirmou: “Nossa parceria, agora ampliada, aproveita as vantagens das novas oportunidades trazidas pelo Acordo de Céus Abertos.