Mau tempo prejudica funcionamento de aeroportos no país; Anac e Gol se reúnem para discutir atrasos dos últimos dias
Publicada em 26/12/2008 às 15h46m
O Globo; Agência Brasil
Movimento do check-in da Gol, no Galeão, foi tranqüilo no início da manhã do dia 24, véspera de Natal - Márcia Foletto
BRASÍLIA e RIO - Representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Gol, empresa que teve a maior parte dos atrasos nos dias que antecederam o Natal, estão reunidos na tarde desta sexta-feira, no Rio.
Na terça-feira, dois dias antes do Natal, 52% dos vôos da Gol partiram com atraso em todo o país e mais 46% dos vôos da Varig, que também é controlada pela Gol, registaram atrasos. Esse foi considerado o dia mais crítico desse feriado.
Nesta tarde, a Anac vai analisar, com a companhia, a situação atual e avaliar a necessidade de medidas para evitar que eventuais problemas se repitam. A Anac já havia determinado à companhia aérea, responsável por 40% dos vôos no país, que aumentasse o número de atendentes nos balcões de check in. De acordo com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a redução de pessoal seria uma das causas do problema de atraso.
Mau tempo prejudica, mas situação dos aeroportos é tranqüila
Após um dia de Natal sem transtornos, o mau tempo prejudica o funcionamento de diversos aeroportos nesta sexta-feira, principalmente no Sudeste, e o índice de atrasos começou a aumentar, mas a movimentação permanece tranqüila.
Segundo boletim divulgado pela Infraero, estatal que administra os aeroportos, do total de 972 vôos programados até as 13h, 20,6% (200) registraram atrasos de mais de meia hora, e 7,7% (75) foram cancelados.
No Galeão, no Rio, dos 91 vôos previstos, 29,7% (27) registraram atrasos. Em São Paulo, 20,2% (22) dos 109 vôos do aeroporto de Guarulhos saíram depois de 30 minutos do horário previsto, e 1,8% (2) foram cancelados. Em Congonhas, de 113 vôos programados, 14,2% (16) atrasaram, e 13,3% (15) foram cancelados.
No aeroporto de Brasília, que opera por instrumentos, 25,3% (20) dos 79 vôos previstos tiveram atraso, e 1,3% (1) foi cancelado.
Entre as companhias aéreas, a que mais registrou atrasos até as 13h foi a Gol, com 35,6% - 105 dos 295 previstos. Doze (4,1%) vôos da companhia foram cancelados.
Diante de reclamações de atrasos e mudanças nos horários de viagem feitas pelos passageiros ao Procon, a Gol informou na quinta, em nota, que tomou algumas medidas para tentar evitar transtornos nos próximos dias, entre elas dobrar de dois para quatro o número de aviões reservas e reforçar seu efetivo dos guichês de check-in.
Diretor aconselha que passageiros não cheguem com muita antecedência
Marcelo Guaranys, diretor da Área de Serviços Aéreos da Anac, aconselha que os passageiros não cheguem com muita antecedência nos aeroportos, para que transtornos nas filas sejam evitados.
- A situação está normal. A gente pede até que os passageiros não cheguem com muita antecedência, porque isso acaba gerando um pouco de transtorno, até na movimentação das próprias filas. O ideal é que cheguem com pelo menos uma hora de antecedência para os seus vôos, isso já é suficiente. No caso do vôo internacional, com duas horas de antecedência - disse ele.