Indonésia recebe dois Sukhoi Su-30MK2
(Da Redação, 29 de dezembro de 2008)
Dois jatos de combate Sukhoi Su-30 MK2 foram entregues à Força Aérea da Indonésia no último dia 26 de dezembro, chegando à Base Aérea de Makassar desmontados à bordo de um Antonov An-124, junto com outros 42 técnicos e engenheiros russos.
A Indonésia, que já possui em serviço dois Su-30MK2 e dois Su-27SKM, decidiu complementar a sua frota com mais seis exemplares, quando assinou um contrato com o governo da Rússia em 2007, avaliado em US$ 355 milhões, para a aquisição de três Su-30MK2 e três Su-27SKM.
“Os técnicos russos vão realizar a montagem final das aeronaves em conjunto com os nossos engenheiros. Assim que estiverem prontas, as aeronaves vão realizar uma série de vôos de testes, ao longo de duas semanas, antes de serem entregues oficialmente para o nosso país”, declarou o major Mulyadi, porta-voz da Força Aérea da Indonésia.
Segundo a Sukhoi, a Indonésia construiu toda a infra-estrutura necessária para abrigar os jatos multifuncionais, como hangares separados e áreas de apoio para a manutenção. Os Sukhoi deverão entrar em serviço em meados de janeiro e, gradativamente, vão substituir os obsoletos McDonnell Douglas A-4E Skyhawk, adquiridos da Força Aérea Israelense em 1980.
O Ministro da Defesa da Indonésia, vice marechal-do-Ar Errys Herryanto, declarou que o terceiro Su-30MK2 será entregue em janeiro e os três Su-27SKM estão previstos para chegar no final de 2009.
Errys declarou ainda que a força aérea já está pronta para operar com os caças, tendo não somente a infra-estrutura disponível, mas também os seus pilotos e mecânicos já realizaram treinamentos extensivos na China e Rússia.
Por fim, o marechal-do-Ar Subandrio disse que a Indonésia não vai encomendar os simuladores de vôo para treinar os seus pilotos. “Seguindo a experiência adquirida no treinamento dos nossos pilotos de Lockheed F-16A, é mais vantajoso utilizar simuladores de outros países, ao invés de possuir uma estrutura própria dedicada para o ensino”, declarou.
Veja fotos aqui