|

Dia de Natal tem 10,5% de atrasos nos vôos programados para os aeroportos do Brasil

Publicada em 25/12/2008 às 12h39m

CBN, Globonews TV; Flávio Freire - O Globo


BRASÍLIA, RIO E SÃO PAULO - Os aeroportos operam com poucos vôos em atraso nesta quinta-feira dia de Natal, em comparação com os níveis verificados nos últimos dias. Até as 12h, 87 dos 830 vôos previstos tiveram atrasos superiores a meia hora, o que representa 10,5% do total. Foram registrados cancelamentos de 119 vôos (14,3%) das partidas programadas. Entre os principais aeroportos do país, a situação mais complicada é em Brasília, com 30,6% de atrasos. O aeroporto do Galeão (RJ) tem 13,3 % de decolagens fora do horário. Em São Paulo, Guarulhos enfrenta 16,3% de atrasos. Por companhias, a Webjet registra o maior percentual de atrasos, 29,6% dos 27 vôos previstos ao longo do dia. Em segundo lugar aparece a OceanAir com 12,9% de decolagens fora do horário.

Até mesmo a Gol, empresa responsável pelo maior número de vôos atrasados nos últimos dias, conseguiu melhorar seu atendimento, após ser notificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Procon de São Paulo. Dos 254 vôos programados pela Gol, 32 (12,6%) tiveram atraso superior a 30 minutos. A TAM registra 9,7% de atrasos.

Diantes de reclamações de atrasos e mudanças nos horários de viagem feitas pelos passageiros ao Procon, a Gol informou, em nota, que tomou algumas medidas para tentar evitar transtornos nos próximos dias, entre elas dobrar de dois para quatro o número de aviões reservas e reforçar seu efetivo dos guichês de check-in.

Para a Anac, a situação começou a caminhar para a normalização na quarta-feira, quando o diretor da Área de Serviços Aéreos, Marcelo Guaranys, disse ter considerado satisfatório o desempenho das empresas na quarta-feira .

" A situação já melhorou bastante em todo país e a expectativa, a partir de agora, é que volte à normalidade até a virada do ano "

- A situação já melhorou bastante em todo país e a expectativa, a partir de agora, é que volte à normalidade até a virada do ano - afirmou Guaranys, ressaltando que a Anac está intensificando a fiscalização nos aeroportos.

Diretor aconselha que passageiros não cheguem com muita antecedência

Guaranys aconselha que os passageiros não cheguem com muita antecedência nos aeroportos, para que transtornos nas filas sejam evitados.

- A situação está normal. A gente pede até que os passageiros não cheguem com muita antecedência, porque isso acaba gerando um pouco de transtorno, até na movimentação das próprias filas. O ideal é que cheguem com pelo menos uma hora de antecedência para os seus vôos, isso já é suficiente. No caso do vôo internacional, com duas horas de antecedência - ele disse.


O Globo

◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented