Campanha para desabrigados de Santa Catarina tem resultado expressivo
19/12/2008
A campanha de solidariedade na Sede da Infraero, aos desabrigados de Santa Catarina, foi concluída nesta sexta-feira (19/12). Desde o início da mobilização, no dia 8/12, foram arrecadados 776 quilos de doações – a maior parte roupas e calçados. Os donativos foram encaminhados para o Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Brasília (DF), de onde estão sendo transportados para o Florianópolis, pelos aviões da TAM e da Gol.
O espírito de solidariedade continua. No início de 2009, a Infraero avaliará a possibilidade de iniciar nova campanha na Sede e nos aeroportos, desta vez para ajudar as vítimas das chuvas em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Para o diretor de Administração, Nelson Ribeiro, responsável pela campanha, a ação foi um sucesso, “graças ao engajamento de toda a equipe da Infraero, desde o início, que não mediu esforços em ajudar a diminuir a dor e as perdas das vítimas em Santa Catarina”.
Nos aeroportos
Todos os aeroportos da rede Infraero se engajaram na campanha para arrecadar alimentos não-perecíveis, remédios, material de higiene pessoal, roupas, cobertores e brinquedos.
Na maior parte dos aeroportos, a campanha já foi encerrada. O Aeroporto Internacional de Florianópolis (SC) ainda está recebendo donativos, que estão sendo armazenados nos hangares da Transbrasil e depois repassados pela Defesa Civil e pela Polícia Rodoviária Federal aos necessitados. No Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS), a campanha já terminou, mas doações continuam a chegar e são transportadas por via terrestre.
No aeroporto de Brasília, a ação começou no dia 28 de novembro e foi encerrada no dia 12 de dezembro, arrecadando 1.314 kg de doações. O foco foi a arrecadação de roupas de cama e artigos de higiene pessoal. Para receber as doações, mais de 18 caixas foram espalhadas por vários pontos do terminal de passageiros e prédios da Infraero.
Os cinco aeroportos da Regional Centro-Oeste (Uberlândia, Uberaba, Palmas, Goiânia e Cuiabá) também participaram da campanha. Em Goiânia, foram recebidos 972 kg entre alimentos, roupas, cobertores e água. Em Uberaba foram cerca de 300 kg com predominância de doações de roupas.
No Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão, a campanha de ajuda a Santa Catarina também foi encerrada e outra já decolou: a campanha de solidariedade aos desabrigados de Campos e Macaé. Desde o dia 4/12, duas toneladas de mantimentos e roupas foram transportadas, por via terrestre, às vítimas de enchentes naqueles municípios. As doações podem ser feitas nos balcões da Infraero no Galeão e na sala de Comunicação Social da Regional, no aeroporto.
Vale registrar a participação da VarigLog na campanha nacional da Infraero, que também disponibilizou aeronave para o transporte de roupas, água e alimentos provenientes de doações. Outras companhias, como Trip e Azul, também colaboraram com a ação.
imprensa@infraero.gov.br