Atrasos diminuem nos aeroportos de todo o país
28/12/2008 - 16h07
Colaboração para a Folha Online
A Infraero divulgou às 16h deste domingo um novo balanço de pousos e decolagens nos principais aeroportos do país registrando atrasos em 12,7% dos 1.058 vôos programados desde a 0h deste domingo. Já na última hora, os atrasos superiores a 30 minutos atingiram 13 vôos, ou 1,2%.
Mesmo com o movimento mais tranqüilos nos aeroportos, a Gol continua sendo a companhia com maior número de atrasos em todo o país. Foram 67 (20,3%) atrasos de um total de 330 vôos programados. Na última hora foram seis atrasos.
O total de atrasos da empresa supera o limite estabelecido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) como aceitável, que é de no máximo 20% dos vôos com atrasos. Na última terça-feira (23), ao menos 61,3% dos vôos da Gol tinham atrasos.
Um dos aeroportos com maior número de atrasos neste domingo é o internacional de Guarulhos (SP), onde foram registrados atrasos em 35 (21,7%) dos vôos programados e outros quatro foram cancelados. Em Congonhas (SP), apenas dois vôo saiu com atraso superior a 30 minutos desde a 0h de hoje. Já o número de cancelamento é de 16 vôos, ou 16% do total.
No Rio o movimento nos aeroportos é tranqüilo. No Galeão, a Infraero aponta 12 atrasos (12,2%) durante todo o dia, sendo dois na última hora e nenhum cancelamento. No Santos Dumont, não houve nenhum atraso superior a 30 minutos e apenas um vôo cancelado neste domingo.
Segundo a Infraero, os aeroportos de Confins (MG) e Congonhas (SP) operam por instrumentos desde as 7h e os de Goiânia (GO) e Uberlândia (MG) desde as 14h, mas segundo o órgão não interfere nos atrasos dos aeroportos.