Acordo com França prevê construção de cinco submarinos e 50 helicópteros no Brasil
PEDRO SOARES
da Folha de S.Paulo, no Rio
22/12/2008 - 16h20
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, apresentou nesta segunda-feira o acordo militar com a França, que prevê a construção no Brasil de cinco submarinos no país --um deles a propulsão nuclear-- e 50 helicópteros. Em ambos os casos, haverá a transferência de tecnologia.
O acordo dos helicópteros envolve 1,899 bilhão de euros. Todos serão montados no país pela Helibras e com participação de fornecedores brasileiros.
No caso dos submarinos, toda a parte política, diz, já foi fechada. Falta apenas definir os valores. A França dará o financiamento e vai instalar um estaleiro no Rio de Janeiro, onde serão feitas as embarcações.
Toda a estrutura dos submarinos ficará a cargo da francesa DCNS, construtora especializada nesse tipo de obra. Já a propulsão nuclear, segundo Jobim, caberá à Marinha brasileira, que já possui tal tecnologia.
Segundo Jobim, a decisão de firmar o acordo com a França se baseou especialmente na possibilidade de absorver tecnologia, o que não estava previsto nas tratativas com outros países. Com isso, diz, serão gerados empregos no Brasil.
"Uma coisa era o Brasil comprar um submarino pronto. Outra coisa é nós construirmos. Nós preferimos construir. Isso cria uma tecnologia imensa e tem uma geração de emprego em torno disso. Basta ver a questão dos helicópteros, que vai determinar uma expansão enorme da Helibras, que vai ter aumento de 100 para 500 empregos e mais 5.000 mil indiretos."