|

1º Grupo de Aviação de Caça – 65 anos

(Da Redação, 22 de dezembro de 2008)

Numa solenidade simples, porém significativa, o 1º Grupo de Aviação de Caça comemorou na manhã do dia 18 de dezembro os seus 65 anos de criação. Com poucas autoridades presentes (possivelmente em função da apresentação oficial da Estratégia Nacional de Defesa, em Brasília, realizada no mesmo dia), entre elas o Brigadeiro Mendes, comandante do COMAR III (3º Comando Aéreo Regional), e o Brigadeiro Machado, comandante da FAe III (3ª Força Aérea), a ausência mais sentida foi a do Brigadeiro Rui Moreira Lima, veterano da Campanha da Itália, que infelizmente foi poupado de ir por ligeiros problemas de saúde.

Em seu lugar, o Brigadeiro José Rebello Meira de Vasconcelos assumiu a condição de veterano “mais antigo” presente e, junto a ele, os outros veteranos ainda vivos acompanharam a festa. Com a tropa formada no pátio da Base Aérea de Santa Cruz, alguns militares da unidade foram agraciados pelos resultados alcançados no ano de 2008. Ao longo da cerimônia seis aeronaves Northrop F-5EM em formação efetuaram passagens baixas sobre o local. No final o comandante do 1º Grupo de Aviação Caça, Tenente-Coronel Antonio Ramirez Lorenzo, fez um breve e emocionado discurso, destacando os feitos do esquadrão no passado, e suas conquistas durante o ano de 2008. Após, os presentes foram convidados para um almoço oferecido no hangar do Grupo, onde também houve um animado parabéns, com direito a bolo, para fechar as comemorações da data.

O 1º Grupo de Caça foi criado através do decreto 6.123, assinado pelo presidente Getúlio Vargas em 18 de dezembro de 1943, com o objetivo de ser enviado para combater ao lado dos aliados na Segunda Guerra Mundial. Equipado com aeronaves Republic P-47 Thunderbolt, o Grupo participou das ações no Teatro de Operações do Mediterrâneo, realizando missões principalmente de ataque ao solo contra as forças nazistas na Itália. Ao voltar ao Brasil, a unidade fincou suas raízes na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, onde permanece até hoje. Atualmente o 1º GAvCa utiliza os F-5EM modernizados pela EMBRAER, contando nesse momento com 11 unidades dessa aeronave.
(Carlos Filipe Operti)

Veja fotos aqui


Revista Asas

◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented